Este Simulador Solar foi criado em uma parceria entre o Instituto Ideal e a Cooperação Alemã para o desenvolvimento, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW). O objetivo é facilitar a tomada de decisão da população brasileira sobre a instalação de um sistema solar fotovoltaico. Através do simulador solar, o usuário terá uma ideia da potência necessária para atender a demanda energética de uma residência, um edifício comercial ou industrial.
Contudo, ressaltamos que são cálculos preliminares e não devem ser a única fonte de informação para a tomada de decisão final. Caso tenha interesse em instalar um sistema, procure um profissional habilitado (veja nosso Mapa de Fornecedores).
Lembre, por exemplo, que a simulação não considera as condições da vizinhança do local estabelecido para instalar o sistema e que podem levar a uma revisão da produção elétrica devido ao sombreamentos dos módulos, tais como árvores ou edificações próximas.
Fontes dos dados utilizados para a simulação:
- Resolução Normativa número 482 sobre mini e microgeração distribuída publicada pela ANEEL em 17 de abril 2012
- Resolução Normativa número 414 publicada pela ANEEL em 9 de setembro de 2010 (retificada pela Resolução Normativa nº 479, de
03.04.2012)
- Módulo 3 – Acesso ao Sistema de Distribuição Revisão 5 dos Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional – PRODIST publicado pela ANEEL, em 19 de abril 2012
- Atlas Solarimétrico do Brasil fornecido pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPEL / EletroBras

- Fator de emissão de CO2 do setor elétrico fornecido pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

- Tarifas Residenciais Homologadas pela ANEEL